sexta-feira, 14 de junho de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Nas origens da Humanidade» de Graham Townsley

Desde que Stanley Kubrick realizou «2001 Odisseia no Espaço», que consolidámos um imaginário muito orientado em relação à forma como a Humanidade evoluiu desde que começou a dissociar-se das restantes variantes dos primatas.
O documentário de Graham Townsley, que o canal Arte exibirá amanhã a partir das 19.50, procura atualizar a informação científica mais recentemente apresentada sobre o mesmo período histórico e, em três partes, evolui dos primeiros passos dados pelos primeiros humanoides enquanto bípedes até à supremacia do homo sapiens.
O momento determinante do surgimento do Homem ocorreu há milhões de anos quando algo de inédito se verificou nas planícies africanas: grandes símios quadrúpedes ergueram-se e passaram a andar sobre as suas patas posteriores.
Esta mudança de postura suscitou uma lenta evolução do cérebro, que fez com que esses símios se transformassem em homens.
Nesta primeira parte do documentário dá uma particular importância à descoberta de um fóssil na Etiópia em 2000 de uma rapariga de três anos, que viveu há cerca de 3,3 milhões de anos.
Na segunda parte avançamos para um tempo situado há cerca de 2 milhões de anos, quando surgiu uma nova espécie dotada de capacidades sem precedentes na natureza: o homo erectus, um dos primeiros representantes do género humano.
Entre as inovações que conseguiu implementar e lhe permitiram prosperar conta-se a utilização de ferramentas para a caça a grandes presas, para a utilização do fogo e para o reforço de laços sociais passíveis de melhor assegurar a proteção dos seus descendentes.
O esqueleto do rapaz de Turkana, que viveu há cerca de 1,5 milhão de anos  no Quénia serve de demonstração de muito do que sobre o homo erectus se explicita.
Na terceira parte do documentário temos vagas migratórias a partirem de África para outras regiões do planeta, dando origem ao Homem de Flores na atual Indonésia ou ao Homem de Néandertal na Europa. Este último acabará por desaparecer com a chegada ao nosso continente do Homo sapiens, os nossos diretos antepassados.




Sem comentários:

Enviar um comentário