quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

POLÍTICA: a brutalidade estúpida de passos coelho (à capa do FMI)


Quando cito textos de André Macedo refiro sempre o caráter insuspeito das suas opiniões, que nunca vi aparentadas com a esquerda. Mas a sua crónica de hoje no «Diário de Notícias» não carece de nenhuma explicação adicional: está lá tudo!
Eu sei que vivemos tempos de gravidade zero - o Governo levita, esbraceja, não tem os pés na terra, está tudo de pernas para o ar -, ainda assim o alarido político provocado pela notícia justificou-se por inteiro. Talvez até tenha sido curto, o alarido. (…) Isto é como a administração de uma empresa pedir um estudo a uma consultora e o dito relatório aparecer nas caixas de correio de todos os empregados. You got mail: está despedido! Downsizing, sinergias, economias de escala, outsourcing. (…)
Agora temos pela frente dois meses em que o documento será fuzilado - até sem razão, embora tenha defeitos e preconceitos - num ambiente radicalizado. É dos livros: as reformas do Estado social nunca resultam em ambientes hostis. É isso que temos: brutalidade. Passos abdicou de fazer política, faz guerrilha, esconde-se atrás do FMI. Com as pontes queimadas, aposta apenas no laço negativo (o medo) que ainda cola o País.

Sem comentários:

Enviar um comentário