quinta-feira, 6 de setembro de 2012

FILME: «Nosferatu, o Fantasma da Noite» de Werner Herzog (1978)



Já passaram quase  trinta e cinco anos desde que Herzog rodou esta versão de «Nosferatu», que lhe permitiu, ao mesmo tempo homenagear o expressionismo alemão dos anos 20, e sugerir a proximidade entre o nazismo e a ameaça representada pelo vampiro.
Para tal projeto contou com esse ator inigualável, quer era Klaus Kinski, seu alter ego em tantos dos seus filmes mais emblemáticos e com quem mantinha uma relação de amor-ódio. Quando os papéis lhe exigiam desmesura, Kinski encontrava formas de se superlativizar!
Os filmes de vampiros, sobretudo quando bem feitos, como é aqui o caso, têm o condão de metaforizar subtilmente esta sociedade em que uns quantos monstros vorazes sugam o sangue das suas vítimas até as deixarem exangues.
Vale a pena vê-los não só como entretenimento inteligente, mas sobretudo como alertas para este tempo em que nos é exigida a capacidade de Van Helsing  e o recurso a armas tão eficazes como o eram as cruzes, o sol ou alhos na época em que Bram Stocker os começou por situar.

Sem comentários:

Enviar um comentário