terça-feira, 4 de setembro de 2012

FILME: «La fumée vous dérange?» de Marie-Pierre Jaury e Grégoire Bénabent



Como é que fumar se tornou num vício? O que se esconde por trás da guerra contra o tabaco?
Este documentário é uma análise sem tabus da evolução do papel social do tabaco.
«Fumar mata», «Fumar incomoda quem o rodeia», «Fumar cria uma forte dependência»: as proibições expandem-se e os métodos e terapias abundam, com consultas de tabacologia em todos os hospitais.
E, no entanto, fumar ainda era até muito recentemente, uma atividade perfeitamente normal, um ritual de passagem para os jovens, um sinal de afirmação para os homens ou de emancipação para as mulheres.
Não é que, então, fossem desconhecidos os perigos do tabaco, mas as preocupações com a saúde e com a prevenção estavam muito longe de terem o papel relevante hoje manifestado.
Vamos olhar para o cigarro, olhos nos olhos, para identificar o que vos faz acreditar em ter essa coisa nojenta na boca na única vida com que podem contar. Eis como começa o documentário pela voz de uma terapeuta.
Os realizadores mostram então como a mediatização dos perigos do tabaco e o reconhecimento do tabagismo passivo contribuíram para tornar o tabaco fora de moda.
Cada vez mais caro e a perder influência enquanto fator de sociabilidade, passou a ser rejeitado por uma sociedade decidida a ser responsável e preventiva.
Partindo da primeira lei que limita a publicidade ao tabaco em 1976, o filme mostra como não fumadores e ex-fumadores se tornaram modelos de bom comportamento à medida que se multiplicaram as restrições.
Mas os preconceitos contra o tabaco são confrontados inteligentemente confrontados com a crescente obsessão por uma vida sempre mais sã numa sociedade cada vez mais proibitiva.
(filme a transmitir no canal ARTE a 9/9/2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário