quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A EUROPA NUNCA EXISTIU

Parafraseando um famoso livro do mais recente prémio Fernando Pessoa, quando teorizou sobre o fascismo, vale a pena voltar à entrevista a Eduardo Lourenço na «Visão» da semana transacta para subscrever a sua opinião sobre a Europa. Para ele o continente nunca existiu como nação e essa será a razão primeira para a decadência por que passa actualmente.
De facto terá existido Europa a mais com os seus diversos países a disputarem os mercados entre si em vez de se conjugarem para melhor prevalecerem em relação aos Estados Unidos ou à China.
E conclui: Provavelmente a Europa sempre foi assim, mas foi também essa riqueza que lhe deu um dinamismo diferente dos outros continentes, pelo menos até ao século XIX.
O problema actual tem, porém, a ver com a mudança de paradigmas. E se esse dinamismo suscitou como contraponto a eclosão de duas guerras mundiais, nesta altura torna-se imprevisível suspeitar do que poderá resultar da incapacidade do eixo franco-alemão em compreender o rumo para que empurra todo o continente. Muito embora Mário Soares manifeste o optimismo de acreditar num recuo inteligente dos protagonistas dessa inércia, não adivinhamos para onde ela nos poderá conduzir...

Sem comentários:

Enviar um comentário