terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma questão de idiossincrasias...

Numa recente entrevista à Télérama o escritor grego Nicos Panayotopoulos refere que muitos compatriotas têm detectado um súbito embranquecimento nos cabelos do primeiro-ministro George Papandreou. E essa constatação tem suscitado uma grande admiração pela fibra estóica de um homem a contas com tão problemático destino quanto é o seu e o do seu povo. Porque enfrentar uma crise desta dimensão é para gente corajosa e de grande determinação. E, por isso, embora um multidão em pânico se manifeste nas ruas de Atenas contra as incertezas do seu futuro, a maioria dos gregos já sabe quanto incontornável é a opção seguida pelo Governo. E apoia-a.
Lamentavelmente não se passa o mesmo em Portugal aonde os sinais de envelhecimento precoce de José Sócrates são igualmente bastante óbvios. Ao pundonor com que tem procurado levar o país na direcção de uma modernidade mais competitiva,  têm respondido as diversas corporações ameaçadas por medidas previstas ou aplicadas no mandato anterior, e que tudo têm feito para o apear. Com a conivência activa desses cada vez mais desmascados mercenários do presente, que são alguns jornalistas com uma visão muito própria do seu código de conduta...
Estou em crer que, a consegui-lo, derrubam o mais brilhante político da sua geração, aquele que não se conformou, nem se conforma, com um país no diminutivo e o quis fazer ombrear com os mais avançados.
Que se tente heroicizar uma brigada do reumático, que tudo quer travar em nome de salazarentos discursos e apoiada num dos seus mais lídimos representantes (por ora ainda sentado em Belém) diz muito sobre a diferença entre gregos e portugueses. E talvez se clarifique melhor a razão, porque, na altura da grande decisão, foram eles a conquistar o Europeu de futebol em detrimento de uma selecção scolarizada, também ela vergada a valores e concepções dos tempos da outra senhora…
Ou porque uns são alegres dançarinos ao som do bouzouki e outros se deprimem ao ritmo fadista da guitarra portuguesa...

Sem comentários:

Enviar um comentário